Já aqui falei do meu ídolo da juventude - o Gomes do FCP. Ai que «paixão tinha eu pelo Fernando Mendes Soares Gomes. Recortava tudo o que saía em jornais e revistas, punha as minhas amigas e até professores a fazerem o mesmo. Via e ouvia tudo o que a este senhor dizia respeito. Escrevi-lhe, fui ter com ele às Antas... eu sei lá. Tive a ajuda da minha professora de História do 10º e 11º anos para concretizar este sonho e cheguei a conhecê-lo pessoalmente.
Tenho ainda, no sótão dos meus pais, uma «colectânea» de respeito sobre o Bota de Ouro «mais lindo» de todo o sempre.
Agora, passados 20 anos, é a vez da minha Maria ter um ídolo, também ele jogador de futebol e também ele de coração azul e branco - Ricardo Quaresma.
É vê-la suspirar quando o Quaresma entra em campo, é vê-la com um sorriso de orelha a orelha quando o senhor aparece na televisão, é vê-la recortar e guardar tudo o que a ele diga respeito.
Claro, como boa mãe que sou (eh eh), ajudo-a nas suas pesquisas, selecções, recolhas e organização de todo o material e, diga-se, já tem uma excelente colecção. Só lhe faltam mesmo os cromos da bola, que haviam na minha geração.
Aqui há 1 ou 2 dias e a propósito do Cristiano Ronaldo ser o melhor goleador da Europa e o possível Bota de Ouro da Época, revi o meu ídolo. Está mais velho, é certo, tem mais 13 anos que eu, por isso, já entrou nos 50.Pode até não estar lindo, mas ainda gosto tanto de o ver.
Será que isto é alguma doença hereditária???!!!!!