Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2008

 

 

 

 

(Retirada da Net )

 

 

 

Há coisas que sempre me fizeram um pouco de impressão e uma delas é o «Eu» (pronome pessoal, não uma coisa»).

Na escola lido com todo o tipo de gente, profissionais, pseudo-profissionais , amigos, pseudo-amigos, simpáticos, hipócritas... como em todo o lado e à semelhança do que se passa aqui na blogosfera .

Lido, mas não me dou, falo, mas não conto. Com o passar do tempo, acabamos por os conhecer, até porque vão deixando o «rabo de fora». Ninguém consegue disfarçar uma vida inteira, ninguém consegue enganar um x número de pessoas e ainda considerar que está certa.

Bom, divagações para outro dia... Na minha escola há uma senhora professora, muito antiga na casa, habituada a fazer tudo e a dizer tudo o que lhe vem à cabeça, a fazer jogo duplo, a querer dividir para reinar. Daquelas que espeta o veneno, mas depois esconde a seringa. Apoia-se sempre numa ou noutra colega «contratada», acabadinha de entrar, inexperiente, sem conhecer os cantos e os meandros à casa. «Apoia-se»  não é o termo, usa e abusa da ingenuidade delas, para que lhe façam o trabalhinho todo e se alguma coisa corre bem, fica com os louros, se correr mal, tira a água do capote. Ainda por cima, o seu discurso é todo: «eu fiz», «eu disse», «eu tenho». Até enjoa

Confesso que ainda não percebi por que razão entram no jogo da Senhora Professora. Ponho-me a pensar: será por medo? Será porque querem cair em graça (mais em desgraça)? São assim tão ingénuas?

Há outra coisa que também ainda não percebi: por que razão aquela senhora faz tanto mal às pessoas? Afinal, não ganha mais por isso, ninguém lhe tira o lugar, tem mais de 20 de serviço.

É daquelas que não gosta de ver ninguém feliz e que se rói toda quando alguém, que não ela, recebe um elogio de um superior.

Começa logo a «rezar para as almas» e a fazer caretas e comentários em surdina para a pessoa que está ao lado.

É daquelas que são tão tristes tão tristes que o facto de voltarem para casa é um tormento, porque não têm um lar na verdadeira acepção da palavra.

Será que quando se deita na cama consegue descansar???? Não me parece....

Numa das últimas reuniões semanais, a senhora professora estava a fazer caretas a qualquer afirmação que fiz. Não esperei pelo fim, perguntei-lhe se queria dizer alguma coisa, se não concordava ou se as expressões faciais eram meros tiques.

Não queria acreditar no que via e ouvia. Sem acabar as frases, balbuciou coisas imperceptíveis, tentando mais uma vez sacudir as coisas para a colega acabada de entrar no ensino.

Este ano está a dar-se mal, claro. Encontrou pela frente gente que já a topou, que não entra nos seus joguinhos e que está unida. Gente bem formada, com valores e com ética. Parece-me que o seu reinado está a chegar ao fim.

O meu Deus diz na sua Palavra: «Que nada há em oculto que não se venha a revelar» e também diz que «confundidos e envergonhados serão todos os que buscam o meu mal». Eu creio nisto. São duas promessas, tal como a promessa da paz, da sabedoria, da vida eterna.

Regozijo-me por caírem ? Não, não me regozijo, mas regozijo-me por deixarem de praticar o mal e de prejudicarem terceiros. Nisto tenho alegria.

Ser cristão não é ser tosco, parvinho, burrinho, com falta de inteligência... Não é deixar-se espezinhar.

 

 

 

 

 

 



publicado por Estupefacta às 13:43 | link do post

De Tg a 30 de Janeiro de 2008 às 16:09
Bem...parece-me que encontras-te uma azeda...daquelas que não podem ver ninguém feliz ou bem na vida e que ainda por cima obtem os louros do trabalho dos outros...Nunca percebi muito bem o raciocino dessas pessoas...posso ao longo da minha vida vir a ficar com os maiores defeitos do mundo...mas ficar amarga e destilar veneno mundo fora é que não...tudo menos isso.
Mas pelos vistos este ano não vai ter tanta sorte...bem feito!
Beijo


Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Dezembro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
22
23
24
26

27
28
29
30
31


posts recentes

A Pensar em si

Bendito serás

Feminino Singular

Todos devemos ajudar

Ainda há milagres

Podia

Acordo ortográfico

Gostei de ver e ouvir

Intimidade ou higiéne?

É bonito

Sem título

Agitação social

Desde que

Preciso

A Estupefacta sou eu

Não consigo preparar-me

Como uma mulher pode alte...

Excelente ideia e melhor ...

Genes cor de rosa

E assim se tapa o Sol

arquivos
tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds