
Depois de ter atestado o depósito, verifiquei que os litros de gasolina são cada vez menos. As coisas em Portugal estão a tomar dimensões inimagináveis e o que é certo é que o custo de vida está a tornar-se uma dor de cabeça.
Não vou para aqui lamentar-me e muito menos fazer um peditório virtual, até porque os «professores ganham bem e saem cedo». Mas a verdade é que ter a cargo uma casa, uma filha e morar a 40 Kms do local de trabalho.... não está a ser nada fácil. Mais, já devia, no próximo mês de Fevereiro, subir mais um escalão e continuo dois abaixo. Isto ao fim do ano traduz-se em muitos euros amealhados para o Governo, que volta e não volta lá deixa fugir a boca para a verdade e, de facto, Portugal está cada vez mais pobre. A classe média terminou... Agora há a classe dos que vivem e a classe dos que sobrevivem.
Bom, e porque isto não é o muro das lamentações, eis-me a ter uma conversa com a Maria.
- Filha, eu faço este sacrifício por ti, porque sei que gostas muito da tua escola e dos teus amigos, mas as coisas estão a tornar-se complicadas.
- Eu sei mãe.
- Vamos mesmo ter de ir morar para Lisboa. Eu sei que te vai custar muito, mas a mãe já não está a aguentar. Lá temos a ajuda dos avós, não pago ATL e a gasolina de uma semana irá dar para um mês. Depois, também não precisamos de uma casa nova e tão grande... vai ser melhor.
- Está bem, eu compreendo. Pode ser já no 2º Período.
- Calma, filha. As coisas não são assim. Vou ter de pôr a casa à venda, falar com o banco e ver um montão de coisas... Talvez no próximo ano lectivo.
- Não te preocupes.
- Preocupo-me sim, porque afinal acabamos por não ter grande qualidade de vida. O dinheiro vai todo para pagar despesas.
- Olha, já sei. Vai ao banco e pede um empréstimo.
- Outro?! Nem penses. Este da casa já me leva metade do ordenado.
- Então falas com os Srs. do banco e dizes que precisas para já de 150 mil euros e que depois vendes esta casa. Assim, podemos mudar já.
- Achas, Maria? Achas que as coisas são assim tão fáceis? É chegar, pedir e já está.
- Então, tu pagas.
- Se as coisas fosse assim tão lineares....
- Eu ajudo-te. Posso fazer bolos e depois vendemo-los. Ou fazer colares e brincos. Tenho uma revista que ensina como fazer.
A verdade é que pago e bem. Os juros não param de subir, a gasolina não pára de aumentar... só os ordenados é que estão na mesma há uma porrada de anos.
Isto é qualidade de vida? Vive-se bem em Portugal?
Se calhar há quem viva... quem tenha pais ricos ou quem vá ao BES. O que não é o meu caso e o de 9 milhões de portugueses.
Despesas...
Ui de que falas...
Cada vez mais odeio ir à bomba...
Os litros a diminuir e a factura a aumentar...
E o governo já avisou que não vai baixar os impostos!
Bjñs!
Olá Anna
Este governo está a cavar um grande buraco aos Portugueses. Agora ainda vai é subir os impostos, até porque a receita do tabaco já não é como era e não pode ficar sem esse dinheirinho. Vão pagar todos, fumadores e não fumadores, é o que é.
Bem, até fico parva com o aumento da coisas. Ando a trabalhar para pagar despesas.
Beijinhos
So para dizer que voces as duas não podem ser mãe e filha....
a diferença de idades entre voces não permitiria isso
muito lindas, mais a mãe claro.
Concordo completamente. Este ano promete ser ainda pior que 2007. Taxas de juro a aumentar, barril de petróleo nos 150 doláres, o pão com aumentos de 30%!!! Não sei como existem famílias ainda a aguentar-se. Cá em casa somos dois (adultos), a fazer contas e a ponderar aumentar a prole. Até dá medo. Este país está mesmo ridículo quando um casal chega à conclusão que só pode pensar em ter um filho depois de acabar de pagar o carro porque o empréstimo da casa não pára de aumentar! E sim, concordo contigo, os professores são mal pagos e pouco respeitados pelo Estado. Mas não são só os professores, eu trabalho na cultura (0,5% do orçamento de Estado o ano passado) e também os técnicos superiores são muito mal pagos. A bem dizer, neste país, ninguém é bem pago, basta ver a ridicularia do ordenado mínimo nacional, para chorar. Bom ano para ti e para a filhota!
Olá Sofia
Isto está a tomar proporções inimagináveis. gostava de ver o Sr. Sócrates e os seus ministros a viverem com o ordenado mínimo ou com o dinheiro que sobra aos portugueses depois das renda da casa paga. É que gostava mesmo, acredita.
a renda da minha casa aumentou mais de 100 euros num ano, isto é normal?? O meu ordenado não aumentou e tenho de continuara a viver com o mesmo. Qualquer dia emigro... não sei bem é para onde.
Beijinhos
De
Infiel a 8 de Janeiro de 2008 às 04:18
Ola
A ajuda da menina é fantastica, as coisas que as crianças se lembram (para elas não ha impossiveis porque niguem lhes disse que não era possivel!)
Mantem pensamento positivo, milagres acontecem
Venho despedir-me, vou de ferias, por isso não estranhes a minha ausência, contigo e com a Maria está o meu sorriso e a força, Jesus guia-te e está a teu lado
Um abraço e gosto muito de vocês alem de vos estar muito agradecida pelo carinho com que me acolheram
Querida Infiel
Já sinto muitas saudades tuas.... Gosto mesmo muito de ti.
O teu sorriso e a tua força são uma constante nas nossas vidas.
Beijinhos grandes e muitos e boas férias
Tens uma filha cheia de ideias. Muito bem. Não sei é se a ASAE deixa que o bolos dela sejam vendidos em algum estabelecimento... 
Mas na verdade viver em Portugal está cada vez mais complicado. A inflação sobe mais que os ordenados e as taxas de juro dos empréstimos estão a ficar insuportáveis.
Não tendo eu pais ricos optei, há vários anos, por ir ao BES. Vou lá todos os dias e lá permaneço o dia inteiro. Mas olha que o resultado é o mesmo
!
Beijinhos 
Olá Carmo
A Maria é uma sonhadora e arranja sempre uma solução (que não é viável) para tudo.
Tomara o Sr. . Presidente da ASAE comer um bolinho feito pela minha Maria, até lambia os beiços.
Pois o BES também não resolveria, não é? Eu é mais Millennium, mas já começo a ficar fartinha deles.
Beijinho
Pois é, acabei de descobrir que somos colegas. Enfim...bem vinda à casa de horrores em que se transformou o ensino em Portugal. É incrível como nós somos a única classe em que, cada vez mais, se anda de cavalo para burro... As pessoas nem têm a noção como o actual estado de coisas mexe com a vida de tantas famílias... Pelo menos a tua Maria parece ser um doce, uma menina compreensiva e cheia de vontade de ajudar. Vai correr bem!
Beijos e :o)))))))))
Amiga, também pertences à classe dos despromovidos? Brrrrr .
O poder de compra que perdemos é inacreditável. Cada vez se gasta mais e traz-se menos para casa, é o que é. E melhoras? Não me parece...
A Maria é uma sonhadora, e encontra sempre uma forma positiva de ver as coisas. Olha eu pedir 150 mil euros???? Havia de ser bonito.
Beijinhos grandes
Esta conversa é a prova de que Portugal é uma trampa, de que és uma excelente mãe e de que a Maria é a filha que todos queremos!
Para Lisboa... Humm... Parece-me muito bem! 
P.S. - Deixei um miminho para ela, também lhe dediquei o meu conto de Natal no Asas! E para ti deixei-te dois, que já recebeste, mas que não consigo deixar de dar, hehe!
Comentar post