A Maria está furiosa. Enquanto fazia a minha ronda habitual pelos blogues, a Maria veio ter comigo.
- Já recebi o teste de Matemática?
- E?
- E... negativa. Mas já subi 5 valores.
- Ok, vais chegar lá. Tens de te esforçar mais, aplicar-te....
- Ó mãe, já percebi a estratégia da professora. queres ouvir?
- Quero, qual é?
- A professora só manda ao quadro os meninos que sabem. Os outros nunca vão.
- Não deve ser bem assim, filha.
- Ai não? Então achas normal, numa correcção de teste, ela só mandar fazer a correcção no quadro àqueles meninos que tiveram positiva?
- Não.
- Tu eras capaz de fazer isso? Desculpa lá....
- Deve ser impressão tua?
- Pois não é. Quando fazes a correcção não mandas ao quadro os meninos que tiveram mais dificuldades?
- Mando. Até já levo tudo planificado de acordo com as questões que erraram.
- Então vês?! A professora é tendenciosa.
A verdade, é que a ser verdade (passo a redundância ) me apetecia logo dizer que aquilo estava incorrecto e que assim não se motivam os alunos, etc. , etc. ., Mas fiquei calada....
- Ah! Não dizes nada....
- Digo Maria. Eu na reunião de Encarregados de Educação falarei nisso.
- Achas correcto estar o mesmo aluno, que até teve positiva, 45 minutos no quadro?
- Ele podia ter dificuldades naquele exercício.
- E os outros não têm? E os outros que tiveram negativa? Os que tiveram negativa nem falou com eles. Achas correcto?
- Bem Maria, a professora se calhar não estava nos seus dias.... (não me ocorreu mais nada para dizer).
- Olha, também eu não estava nos meus dias e sofri as consequências.
Isto de ser mãe e professora é muito complicado. De facto, a ser verdade, não considero nada correcto uma atitude destas por parte de um professor.
Mas, não posso dar inteira razão à Maria (pelo menos verbalizar), porque senão ganha aversão à professora e à disciplina e, então é que as consequências são nefastas.
Mas caramba, todos nós sabemos (e não é preciso ser-se professora) que os alunos com maiores dificuldades são os que devem ser mais motivados, mais estimulados... sem nunca cair no erro de «esquecer» os que têm resultados positivos , claro.
Agora o que vou fazer? Se me vou pôr com discursos destes, sou rotulada de pretensiosa... Se deixo passar, as coisas tendem a piorar.
Bem sei que avaliar custa e muito.
Tentei explicar que não era a Maria que estava a ser avaliada, mas os conhecimentos dela naquela área. Resposta:
- Ó mãe francamente... não venhas com esses discursos. Sabes bem que não é assim que se deve fazer. Tu fazias isto? Vá responde.
Não respondi.....
(A pedido do Paulo Jorge, coloquei as letras maiores).
De
Júlia a 20 de Novembro de 2007 às 10:46
Pois é, pois é...
a minha filhota mais nova, queixa-se que há algumas profs. que demonstram claramente a preferência por uns alunos em detrimento de outros...o que a desmotiva muito.
Sem querer ser indiscreta, qual é a disciplina que leccionas?
Bjs.
De
Anjos a 20 de Novembro de 2007 às 10:52
Olha eu sofri isso na pele no 7º ano, fui parar a uma turma de cérebros, e só os meninos é que abriam a boca os "outros" meia dúzia de ET's chumbaram o ano por não conseguirem, uma única vez explicar as suas dificuldades. Achas normal???? Odiei tanto a escola naquele ano... e os professores nem se fala. O que me consola é que esses "cérebros" hoje não são nadinha de especial, toma-teeee!!!!
De Just Moments a 20 de Novembro de 2007 às 10:54
Olá..só para te dizer que te deixei um miminho no meu blog..
Beijinhos
Eu que não sou professora tenho muitas vezes dificuldade em explicar certos comportamentos dos seus professores à minha filha. Não a quero influenciar de forma negativa pois ela vai ter de lidar com eles todo o ano lectivo. Mas às vezes há certas atitudes que me surpreendem. Sei que os miúdos também têm tendência para interpretar algumas coisas de forma errada, mas isso nem sempre acontece. O melhor mesmo é falarmos dos assuntos nas reuniões com os Directores de Turma mas entendo que no teu caso, sendo também professora, não deve ser fácil. Podes ser mal interpretada. [
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Eu que não sou professora tenho muitas vezes dificuldade em explicar certos comportamentos dos seus professores à minha filha. Não a quero influenciar de forma negativa pois ela vai ter de lidar com eles todo o ano lectivo. Mas às vezes há certas atitudes que me surpreendem. Sei que os miúdos também têm tendência para interpretar algumas coisas de forma errada, mas isso nem sempre acontece. O melhor mesmo é falarmos dos assuntos nas reuniões com os Directores de Turma mas entendo que no teu caso, sendo também professora, não deve ser fácil. Podes ser mal interpretada. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Bjs</A> <BR>
Realmente não me parece uma medida muito adequada pedagogicamente falando mas também sabemos que nem todas as pessoas estão para se preocupar muito e quento menos trabalho tiverem melhor. Se ela mandasse um aluno de negativa ao quadro tinha o dobro do trabalho a corrigi-lo e ajudá-lo. E isso dava...uma grande "trabalhêra"!!
Beijinhos
De
Ritynhaa a 20 de Novembro de 2007 às 19:20
Falando em escola e em professores tendenciosos, este post veio mesmo a calhar. Eu, pessoalmente (falando no caso da minha turma), tenho 3 tipos de professores:
- o professor que põe á disposição 1a aula extra sempre que necessário a todos os alunos, mas é claro que pouquissimos as aproveitam (Professora de Geografia);
- o professor que chama ao quadro (na correcção) os alunos que tiveram negativa no teste, e de acordo com o seu desempenho, lhe sobe pontos (nunca ultrapassando um valor) na nota (Professor de MACS)
- e uma professora muito em especifico, que, dias antes do teste, dá "explicações" particulares a uma colega minha (em casa, a custo 0, porque a rapariga é uma grande amiga da filha), fazendo-lhe os resumos (e, a partir daí, ela 'sabe' o que sai no teste).
Por acaso esta professora é da mesma disciplina que lecciona, e, tal como as restantes pessoas que sabem da situação, é bastante desconfortável, porque ficamos em grande desvantagem.
O meu Professor de MACS foi colega da minha mãe no ano passado, e ele não faz qualquer distinção entre mim e os outros 30 alunos (e eu acho que faz muito bem!).
Por exemplo, a minha mãe, professora de Matamática, chegou a ajudar uma colega minha antes dos testes, dando-lhe explicações ás matérias em que tinha mais dificuldade, mas NÃO era professora dela.
E, curiosamente, quando contei o sucedido á minha mãe, também fiz a mesma pergunta que a Maria lhe fez...
Beijinhos**
Bem, sei que és professora e que és certamente excelente, porque te preocupas, porque tentas educá-los, que eles venham a fazer parte de um mundo melhor. Pessoalmente - e perdoa-me o que vou dizer - , acho que há muitos professores horríveis, sem qualquer vocação e que viram no ensino um escape. Claro que há professores maravilhosos, daqueles que remam contra a maré, que conseguem fazer um trabalho fantástico (na maioria das vezes) com poucas condições... São muitos pelo País, mas por escola parece que se contam pelos dedos.
A Maria é sensata e educada (por ti, claro!) e sabe, certamente, ver a diferença. E em Matemática, minha amiga, dá muito trabalho explicar a quem tem dificuldades! Porque te parece que é das disciplinas com menos sucesso?! Apenas porque os alunos podem ter mais dificuldade de raciocínio?! Não será porque não os cativam e porque muitos que passam vão passando resvés?! Porque alguém não se preocupou?! Pois...
Agora, que estás numa situação difícil, estás... Mas com calma, tenta-se resolver. As reuniões de pais também servem exactamente para isso... é tudo uma questão de diplomacia.
Beijo grande
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