Segunda-feira, 8 de Outubro de 2007

 

 

 

 

Quando li o comentário da INFIEL que dizia mais ou menos isto: «a beleza das mulheres está no seu sorriso, ainda que com rugas e no seu olhar...», lembrei-me de quantas vezes ouvi pessoas a dizerem-me que tenho um olhar triste.

Dizem que o olhar é o espelho da alma, mas confesso que a minha alma não é triste ou pelo menos não está sempre triste.

Costumo dizer que SOU FELIZ, embora tenha os meus momentos de tristeza e de angústia, mas sou feliz. Tenho tudo o que preciso para o ser.

Ao longo da vida, aprendi que há coisas bem mais importantes que o status, que aparência seja física ou social. Aprendi, porque a vida assim o quis, que ter saúde é muito mais importante, aprendi que ter uma família unida em amor é muito mais importante, aprendi que ter os meus pais vivos (ainda que a sua saúde seja parca ) é muito mais importante (e ainda ontem acompanhei uma amiga e colega na despedida do seu pai), aprendi que ter o «pão nosso de cada dia» é muito mais importante, aprendi que ter uma filha com saúde mental, social e física é muito mais importante, aprendi que deitar-me em paz é muito mais importante.

Aprendi a dar importância às pequenas coisas do dia-a-dia.

Sem projectos? Sem visão? Sem ambição? Nada disso, mas não estou à espera das coisas que desejo para ser feliz.

A vida nem sempre me sorriu, tudo o que tenho (e quando partir deixo cá tudo) deve-se a muito esforço, a muita luta, a muito trabalho. Não tenho pais ricos nem sou cliente do BES, mas hoje sei desfrutar do que conquistei.

Então resta-me uma dúvida: por que é que as pessoas dizem que tenho um olhar triste?????

Não sei....

 


sinto-me Interrogativa

publicado por Estupefacta às 09:57 | link do post | comentar

18 comentários:
De Shanti a 8 de Outubro de 2007 às 10:30
sinceramente não considero que o olhar seja o espelho da alma, mas acredito que o sorriso o seja. vejamos que por mais triste que estejamos nunca conseguimos largar um sorriso e pro vezes quando nos dizem "ó sorri um bocadinho pelo -!" a gente sorri, mas notaxe no nosso sorriso um pouco de ironismo, um pouco de obrigação, mas se ñ sorrimos com vontade ele será sempre triste. mas kuando estamos felizes o sorriso é espontaneo, sem esforços, sem ironismos.
se recortarmos 1 fotografia aproveitando apenas o olhos não conseguimos dizer se a pessoa estava feliz ou não, mas com o sorriso conseguimos.
que importa as pessoas dizerem k tens um olhar triste?? o que interessa é como tas por dentro!

bjito***


De Estupefacta a 8 de Outubro de 2007 às 21:12
Olá Shanti
A verdade é que não me sinto triste . Mas se calhar os olhos deixam transparecer a dor que tive e que me acompanhou.
Um grande beijinho amiga


De Raquel a 8 de Outubro de 2007 às 11:55
OLÁ , Amiga, desculpa discordar dessas pessoas.
Julgo que não te conhecem o suficiente bem, para ver que nos teus olhos, tens sabedoria, profundidade de sentimentos, amor, amizade, e não tristezas acho que tens um dos olhares mais bonitos que ja vi.


De Estupefacta a 8 de Outubro de 2007 às 21:13
Olá Raquel
Tens sido uma boa amiga, obrigada.
Um beijinho grande


De Pedro de Sousa a 8 de Outubro de 2007 às 14:01
Ola

O Olhar Triste é o espelho da alma, segundo reza o Povo

E Tu dizes que és feliz porque tudo o que está à tua volta te consegue fazer feliz, e eu acredito...

Mas há um cantinho dentro de nós que não mente, que nos transmite sempre um grão de insatisfação, que muitas vezes tentamos esconder ou mesmo desdramatizar, dizendo que ele não tem importancia...

Eu tenho mais ou menos o que tu tens... saúde, trabalho, filhos saudáveis, Pai saudável (a minha mãe ja morreu... mas não será isso uma contingencia da vida?)

E quem te diz isto é um homem de olhar triste...

Beijinhos


De Estupefacta a 8 de Outubro de 2007 às 14:18
Olá Pedro
Acredito que não há coincidências e... acabei de deixar um comentário no teu blogue.
Se calhar tens razão. Há sempre um vazio por preencher nas nossas vidas, que tentamos colmatar com outras coisas, mas continua por preencher.
Um grande beijinho


De ju a 8 de Outubro de 2007 às 14:27
Oi nina.. Realmente eu acho, nao so olhar mas tb o sorriso sejam o espelho da alma.. Mesmo quando uma pessoa sorri é pelo seu modo de rir e do seu olhar que nós percebemos se esta triste ou nao. O olhar duma pessoa por vezes tem mais significado acompanhado pelo sorriso.. E é por ai que distinguimos a verdade da nossa alma.
Beijos


De Estupefacta a 8 de Outubro de 2007 às 21:14
Olá Ju
Obrigada pelas tuas palavras.
Um grande beijinho


De lovenox a 8 de Outubro de 2007 às 17:12
Esta perspectiva de que o olhar diz tudo, é relativa.
Sou por norma, uma pessoa triste, inconformada, embora a vida não me corra mal, como diz e muito bem, não sou rico, também não sou pobre.
No entanto, todos quantos me conhecem, sabem que onde estiver espalho sempre alegria, boa disposição e sou até destacado por isso, raramente o meu olhar transparece o que me vai na alma, afinal quem me rodeia não tem culpa que seja um inconformista, triste por dentro, agarrado ao passado mas sempre a empurrar o presente com as duas mão e afinal o que transparece no meu olhar não é definitivamente o que diz a minha alma.


De Estupefacta a 8 de Outubro de 2007 às 21:17
Olá Lovenox
Obrigada por ter vindo e deixado o seu comentário.
Fiquei impresionada com o que escreveu e como me revejo nisso.
DEixei-lhe também um comentário e gostei muito do que escreve.
Um beijinho e seja sempre bem vindo


De lovenox a 8 de Outubro de 2007 às 22:02
Também li com muita atenção o comentário que me deixou, não gostei especialmente quando diz que não conseguiu manter a sua familia unida, ou pelo menos algo não resultou.
Também já vou na segunda tentativa, mas não se culpe porque não foi você que não conseguiu, concerteza foram ambos os lados, nunca nos devemos culpar ou culpar os outros, em tudo na vida há vários factores e vários intervenientes.
Conto visitar mais vezes o seu blog, por norma venho á segunda-feira. E já agora bem vinda á minha roda de amigos.


De Estupefacta a 8 de Outubro de 2007 às 23:08
Pois é
eu também fiz a segunda tentativa, mas com o mesmo e não resultou... daí dizer isso.
Acredite que as suas palavras tiveram grande peso.
Obrigada por pertencer aos amigos. Eu venho cá mais vezes, é uma maneira de me sentir «acompanhada» quando a minha filhota já dorme.
Obrigada mesmo


De drink a 8 de Outubro de 2007 às 20:10
Talvez porque as aparências iludem. Ou se calhar não iludem nada.. mas eu acho que só iludem ás vezes. Ou então iludem quem quer ser iludido.

Eu não sei se os olhos reflectem a alma, mas que conseguem saber o meu estado de espírito olhando so para a minha cara, conseguem.

Mas afinal.. o que é ser feliz? Se ser feliz é estar sem tristezas, nunca somos felizes, se ser feliz é esquecermo-nos momentaneamente de que também somos tristes, eu sou muitas vezes feliz. Podem negá-lo e dizer que o material não nos dá felicidade. Eu discordo. Porque esse material faz.nos esquecer a tal tristeza que temos. Claro, não esquecendo, que as coisas da vida, essas sim, são de valorizar, porque sorriso puxa sorriso.

Como seres humanos, temos a capacidade de sentir muitas coisas diferentes, logo, não conseguimos ser sempre felizes, nem sempre tristes , nem sempre apaixonados, nem sempre ciumentos por ai fora... Porque dizem sempre que tem um olhar triste, porque se calhar é muito feliz, mas também já sofreu.. e há pessoas que nos lêem a alma.

O olhar, não retrata o agora, retrata o agora mais o passado, pondo as coisas na balança, o que será que pesa mais? A felicidade de hoje, ou o sofrimento do passado.. (:

Espero que seja a felicidade de hoje..

bjinho grande às duas..


De Estupefacta a 8 de Outubro de 2007 às 21:22
Bem Diana, de facto fico estupefacta com a tua maturidade e com o modo que expões o que sentes.
Tens razão, o nosso estado de espírito muda e nem sempre conseguimos estar felizes, mas no essencial somos.
O que pesa mais? Não sei.... se calhar os olhos são a balança.
Um grande beijinho
(Não tenho conseguido aceder hoje ao email, mas assim que conseguir mando-te um)
Beijinho grande e deixa-me agradecer por seres tão querida com a Maria (que passou já para a área da higiene oral). Não imaginas a cara dela de alegria quando vê que tem um comentário. Obrigada mesmo (fico feliz tb por ela)


De drink a 8 de Outubro de 2007 às 23:38
Eu também não consegui ir ao mail hoje, a sapo deve estar em manutenções... ficarei à espera dele

Dar atenção à Maria não me custa nada, eu até gosto de lá ir. Não fala só das bonecas, mas sim daquilo que vai acontecendo de das coisas que acha mais piada.. não sei que idade é que ela tem, mas o meu primo tem 12 e é um garoto autentico. A Maria não, gosto do que ela escreve, e como escreve. (:

Bjinho grande


De Estupefacta a 9 de Outubro de 2007 às 00:11
Os rapazes são diferentes, crescem mais tarde. Ela, por incrível que pareça, vai fazer 12 anos no dia 12 de Novembro. É uma menina às vezes (e ainda brinca com as bonecas), mas é também uma jovem já muito consciente e responsável. Se não o fosse diria também. Não sei descrever e pode parecer presunção, mas a Maria é tudo o que escreve e tudo o que eu transmito. Tem saídas espectaculares e conversas que me deixam boquiaberta. Tem uma visão gira da vida, muito rosa é verdade, mas gira. Tem um sentido de humor magnífico e um coração do tamanho do mundo, sobretudo para os velhinhos (e quem a conhece sabe que é verdade).
No ano passado, em Lagos, estávamos numa esplanada com as nossas amigas e aproximou-se uma velhinha (daquelas que não vê H2O há décadas). Acreditas que a Maria ainda hoje fala nessa senhora? Queria dar-lhe banho, dar-lhe de comer, cortar-lhe as unhas.... Raro nos miúdos de hoje. Até eu fiquei impressionada. Para terminar os elogios, é muito alegre e bem disposta. Mas é, por vezes, muito chatinha. Não faz nada sem me comunicar. Não escreve mais porque eu estabeleci regras e estou quase sempre eu na Net (eh eh). Só emendo alguns erros.
Isto até parece mal. Afinal todas as mães pensam o mesmo dos filhos.
Um grande beijinho


De Infiel a 9 de Outubro de 2007 às 13:34
Ola
respondi ao teu comentario atras e.. o servidor caiu mas recuperei a pagina e cheguei aqui.
ja recebeste alguns comentarios sobre esse teu olhar que, dizes, triste eu concordo com o que disseram atras que somos capazes de sentir tanta coisa ao mesmo tempo que dificilmente uma pessoa, qua não nos conhece tão bem, pode interpretar o nosso estado de alma
eu mesmo estando irritada posso ter um olhar feliz, depende das circunstâncias

Como te disse: tenho a certeza que tens alegria e muitos sorrisos dentro de ti e tu também o sabes!!!

Obrigado pelo destaque no post

Um sorriso de mim para ti


De daplanicie a 10 de Outubro de 2007 às 13:29
Que lindo post! Adorei.
Beijinhos


Comentar post

mais sobre mim
Dezembro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
22
23
24
26

27
28
29
30
31


posts recentes

A Pensar em si

Bendito serás

Feminino Singular

Todos devemos ajudar

Ainda há milagres

Podia

Acordo ortográfico

Gostei de ver e ouvir

Intimidade ou higiéne?

É bonito

Sem título

Agitação social

Desde que

Preciso

A Estupefacta sou eu

Não consigo preparar-me

Como uma mulher pode alte...

Excelente ideia e melhor ...

Genes cor de rosa

E assim se tapa o Sol

arquivos
tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds