Estava toda contente a dar a minha aulinha sobre a formação de Portugal, quando um pequenote me pergunta:
- A Stora era viva no tempo do D. Afonso Henriques?
????????????????????????????????????????
- Viva??!!!!!! Claro que não...
- Mas a sua mãe era?!!!!!
Fiquei sem palavras.

Estará D. Afonso Henriques a dar voltas no túmulo?
Amiga tens um desafio para ti no meu blog.
Bjs fofos
Olá Blogando-me
Obrigada, amiga, por tudo. Foi uma grande honra para mim.
Amanhã sairão as nomeações, porque é difícil tomar uma decisão.
Um beijinho amigo
Eheh! Foi a sério?! Parece daquelas cenas de apanhados!
D. Afonso Henriques por esta altura até já nem quer saber de Portugal! Teve ele tanto trabalho, partiu um perna em batalha, para nada...
Beijinhos
Pode parecer anedota (tal como a Anta), mas foi verdade verdadinha. Há uns 4 anos atrás, quando estava a ler as respostas de um teste que havia feito e, mediante tanto disparate pensei que podia enriquecer se publicasse.
Às vezes, para não me esquecer, anoto as coisas num bloco e tenho disparates para todos os gostos.
Um destes dias conto como é que uma aluna ia descrever fisicamente a personagem...
Um grande beijinho
Olá . Sou professora também . um dia numa aula sobre o reconheciemnt de Portugal como Estado independente um aluno que "acordou" a meio da aula, eu tinha acabado de explicar o que era a Bula e dito aluno perguntou-me se aBUla era homem ou mulher! Como vês até conseguem perguntar o sexo da Bula.Lol
Olá Mamã Gansa
Embora nunca tenha deixado qualquer comentário no teu blogue, tenho-o seguido por intermédio de uma amiga comum, a Lua de Sol e devo dizer-te que gosto muito.
As pessoas às vezes pensam que isto não passa de anedotas, mas a verdade é que se ouvem muitos disparates da boca dos alunos (e não só).
Um dia pensei em tirar notas de tudo o que ouvia e publicar (assim, talvez, conseguisse enriquecer, eh eh), mas depois fui-me esquecendo. Tenho algumas coisas ainda escritas, sobretudo das respostas que me dão nos teste. No mínimo hilariantes .
Um dia conto o que uma aluna me fez quando pedi que caracterizasse fisicamente uma personagem. Eu que pensei ter visto tanta coisa, fiquei atónita.
Um grande beijinho e vou adicionar-te como amiga, se não te importares. Assim como assim, já leio o que escreves.
Não me admiro do comentário do seu aluno. Já me aconteceu mais do que uma vez. Os putos não têm ideia do tempo cronológico. Só adquirem essa noção lá para os 14 ou 15 anos...
Para els a História de Portugal, tal como a damos no 2º Ciclo, é uma abstracção. Só entendem os episódios soltos. Não há que admirar.
Por isso, mais importante do que exigir que eles "saibam" explicar, é que gostem da História.
É uma opinião...
Bom trabalho, colega!
E uma opinião muito válida, a meu ver. De facto, os miúdos não gostam da História nem conseguem perceber a utilidade desta disciplina. Os programas, a bem da verdade, estão feitos de um modo muito pouco apelativo e as escolas têm muitos poucos recursos para que as estratégias possam ser diferenciadas. É uma pena...
Um grande abraço, Duarte e obrigada por ter vindo
Comentar post