Segunda-feira, 18 de Junho de 2007

Este texto vem na sequência do post anterior e foi retirado da Net , com algumas adaptações

A MULHER MAL AMADA

                                               
Se a mulher bem amada  é imune a piropos baratos, a   mal amada  talvez não o seja, pois é vulnerável, do ponto de vista sentimental.  As suas  defesas estão debilitadas, tem carência de afecto, de respeito,  de cumplicidade, de conivência  e de companheirismo. Enfim, falta-lhe amor, sobra-lhe preocupação com o amanhã. Alimenta, sempre e sempre,   esperança de melhores dias. Sonha  ser amada, receber afecto, ser compreendida, respeitada como mulher, mãe, companheira e amiga. Espera e espera, mas o sonho não se realiza.  Cansada, admite enfrentar  o risco de  uma aventura fora da relação. A vulnerabilidade reside somente neste aspecto.

Mas o quê tem a perder ?

A regra não é infalível. Mas se  é jovem, não chegou aos trinta, a auto estima; o desejo de luta; o vigor da juventude; as aspirações de liberdade; a consecução dos sonhos de menina moça; a garra de enfrentar   a educação dos filhos, se os tiver; constituem a soma dos factores que a fazem falar mais alto, a ver mais longe.

O desamor, que corroeu sorrateiramente o relacionamento, aliado à força  interior, ao poder de determinação,  pode levá-la à uma posição de independência, ao risco  de  uma aventura.

Quando assim é, a preferência geralmente recai num homem mais velho, bem posicionado na vida.  Fica, então, a pergunta: seria uma busca pela segurança não encontrada no parceiro jovem, ou projecção da figura do pai, das reminiscências de infância?

Somente Freud poderá explicar.

No entanto,  conclusões apressadas não devem ser feitas. A carência de afecto e de amor não a leva, somente por isso, a aceitar  qualquer proposta amorosa. Não é bem assim. Apenas torna-a mais vulnerável neste aspecto particular. A aceitação ou recusa de  um galanteio, depende do  momento, das circunstâncias, da forma de abordagem  ou da empatia com quem lhe despertou a atenção.
Não se lhe atirem pedras, pois. Ela  é fruto da incompetência do  homem (que escolheu como seu) em seguir as regras básicas de comportamento no ambiente do lar, no leito conjugal.

Essa inaptidão, porém, não nasce de repente, nos preliminares do jogo amoroso ou no justo momento do acto sexual. A origem remonta aos  primeiros contactos; ao tempo da conquista.
As atitudes na constância da relação são, portanto, um prolongamento da convivência anterior, com seus defeitos  e virtudes
Na maioria das vezes o homem não percebe certos detalhes próprios à condição de mulher: os chamados caprichos femininos, tais como: a vaidade no vestir-se;  o prazer em olhar com frequência as mesmas vitrines; visitar as mesmas lojas à procura de  novidades, mesmo  sem interesse em fazer compras; a ida aos salões e ginásio, ainda que suportem  a chatice  das conversas “intelectualizadas” das cabeleireiras e manicuras (que me perdoem).

Há tantas outras coisas que  o  homem não dá a mínima importância, mas   para elas  estão intrinsecamente ligadas  às  suas vidas, que se tornam  impossível de suprimir.

Mas há também as subtilezas do género; as nuances,  os detalhes quase imperceptíveis,  as perguntas ao parceiro, tais como:  “estou bem assim?”. Ao exibir, antes de deitar-se, uma  “lingerie” escolhida especialmente para aquele momento.

No  caso, o detalhe “roupa” tem pouca importância. O objectivo é chamar  a atenção   para ela,  um pouco “esquecida”, ultimamente. São estas e outras pequenas nuances da vida em comum que marcam o êxito ou fracasso de um relacionamento.

O papel do homem é fundamental  neste contexto. Se não gosta de acompanhar a companheira  nas idas aos shoppings, não deve impedi-la, quanto muito deve apenas “deitar um olhar” em relação aos gastos.

Se ao homem não lhe chamam a  atenção as roupas sensuais exibidas, nunca deverá demonstrar desinteresse. Melhor será um gesto de assentimento ou um elogio. Nada custa dizer que  ela fica  melhor, fica mais magra. Não há, talvez, satisfação maior do que ouvir tais palavras.  Atitudes como essas  constituem um bálsamo a massajar o ego, a reconfortar a auto estima,  a não torná-la   uma mulher mal amada.

Como regra geral, se há ajustamento, harmonia, na  fase preliminar ao casamento, a tendência é de continuar assim, salvo o desgaste natural provocado pelo tempo  e pela  rotina da convivência.

Sendo a mulher o assunto deste comentário, lamentável   que se ignore uma importante regra: não há mudanças  para melhor após  o casamento, se na fase que o antecede já existiam problemas no relacionamento.  Se,  por exemplo,  o parceiro era ciumento;  bebia em excesso; preferia, após o trabalho,  a conversa com os amigos, nos barres,    a situação continuará a mesma ou ficará pior  ainda.

As promessas e juras de mudanças, dificilmente serão cumpridas.  A preferência pela  companhia de amigos,  após o trabalho, ao invés do regresso ao lar, continuará, por certo. A cultura machista  repugna a ideia de os parceiros  serem vistos como os “dominados pelas mulheres”.

Por paradoxal que pareça, é  este o ponto fulcral das conversas, além  da política, do futebol e das muitas soluções  para  os problemas do país,  comentários maldosos sobre a vida alheia, sobre a vida de mulheres,  às vezes dos próprios amigos. Ausentes, é  claro.

Situação diferente é a da mulher, igualmente mal amada,  que não se arrisca sair de uma   relação antes de chegar e ultrapassar os trinta anos. Os filhos crescidos, em idade escolar, com os problemas comuns  à juventude,  projectam  nela um sentimento de responsabilidade maior que seu amor próprio, que o seu  desejo de liberdade.

As primeiras rugas anunciam ou denunciam o alvorecer da maturidade.  No balanço da vida, se houve êxito da mãe com  a educação e encaminhamento deles na trilha da vida,  a submissão aos caprichos  do companheiro  deixou-lhe  cicatrizes  profundas nas suas aspirações  de mulher.

Resignada, conclui ser tarde, muito tarde, para sair do emaranhado construído ao seu redor. E neste ponto, e como lenitivo, a perspectiva ou a chegada de netos reacenderá as alegrias, já sepultadas,  de  jovem mãe  e  compensará a possível desilusão pela  substituição na relação conjugal por outra  mais bela, porque  mais jovem e sem sinais de rugas.


sinto-me Bem amada
tags: , , ,

publicado por Estupefacta às 07:01 | link do post | comentar

8 comentários:
De cintia a 18 de Junho de 2007 às 22:02
Olá amiga!
Eu acredito que a mulher qu não recebe carinho e ou não é amada, está mais vulnerável a certas situações.
A minha história não sei se a les-te, mas foi uma história de amor, por isso o amor continua a estar presente no meu casamento, mas todos os dias procuramos alimentar esse amor, com pequenos gestos, devemos mostrar sempre o nosso amor...

Beijinhos cintilantes

cintia


De Estupefacta a 18 de Junho de 2007 às 23:48
Boa noite Cíntia
Ainda não tive oportunidade de ler a tua história, mas vou fazê-lo com toda a certeza.
Por não ter alimentado o meu casamento (e não foi por falta de conhecimento) tive uma interrupção de 6 longos anos.
Agora tenho-o de volta. Não vou perdê-lo.
Um grande beijinho


Comentar post

mais sobre mim
Dezembro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
22
23
24
26

27
28
29
30
31


posts recentes

A Pensar em si

Bendito serás

Feminino Singular

Todos devemos ajudar

Ainda há milagres

Podia

Acordo ortográfico

Gostei de ver e ouvir

Intimidade ou higiéne?

É bonito

Sem título

Agitação social

Desde que

Preciso

A Estupefacta sou eu

Não consigo preparar-me

Como uma mulher pode alte...

Excelente ideia e melhor ...

Genes cor de rosa

E assim se tapa o Sol

arquivos
tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds