Sexta-feira, 23 de Maio de 2008

 

 

 

 

Sou mãe da Maria. Que grande novidade!!!!!!

 

A Maria cresceu e muito neste último ano. É engraçado, todas as minhas amigas e amigos dizem que esta é uma fase complicada, que a adolescência é a idade da «aburrescência», da prateleira...., mas eu estou a adorar vivê-la com ela.

Tenho consciência de que não me conta, nem me contará nunca tudo, mas existe uma grande cumplicidade entre nós. Essa é a verdade.

Não sou uma mãe muito liberal, mas também não sou nenhuma «melguinha» que ando sempre em cima da miúda a recriminá-la, a fazer-lhe críticas e a lembrar-lhe que sou sua mãe, que sei mais do que ela, que já vivi mais, que já cá ando há mais tempo e que eu é que sei.

Também não pretendo ser a sua melhor amiga, como não ela não é a minha. Há coisas que não lhe conto (óbvio) e coisas que sei que ela vai guardar só para ela ou que partilhará apenas com as amigas. O que hei-de fazer? Nada. Eu também fui assim e não me esqueço disso, ou pelo menos ainda não me esqueci.

Tenho confiança na Maria? Tenho pois. E a fase de andar a «cuscar» o telemóvel dela também já me passou. Agora sei que já se consegue defender melhor, que sabe seleccionar as companhias (e tem dado provas disso), que se consegue organizar com os seus afazeres, deveres e responsabilidades.

É prematuro dizer isto? Pois, talvez.... Mas, como considero que tudo tem um princípio e o principio dela tem sido positivo, acredito que não sairá muito dos carris.

A verdade é que continuo a deliciar-me com as suas conversas, com as suas «confissões», com as suas piadas, com a sua «sapiência».

A adolescência é uma fase difícil? Não digo que não... mas o diálogo é fundamental, a partilha tem de ser constante e a atenção (entenda-se, não perseguição) tem de ser redobrada.

Atenção quanto às transformações físicas, psicológicas, de personalidade, de afirmação, inquietações, receios, dúvidas, frustrações. É esta a atenção que lhe dou, com muita conversa, com muito respeito pelo seu silêncio (se assim o entender como foi o caso de ontem), com muito carinho e amor.

As palavras, como já referi, têm um peso extraordinário na formação do individuo e palavras de desapreço eu não profiro para a minha filha, nem em relação a ela. Palavras de desagrado face a uma ou outra atitude sim, mas nunca de desmoralização, de desrespeito pela sua dignidade, pelo seu ser.

Consigo ser assim tão equilibrada? Pois.... não sou mãe perfeita, mas sou mãe.

Brevemente retomarei este assunto, mas no Clube Mammy.

 

 

 

 

 



publicado por Estupefacta às 10:19 | link do post

De dreedlino a 24 de Maio de 2008 às 09:09
Amiga ,temo ao dizer certas coisas cair no ridículo ou ser mal interpretado mas digo...O teu receio as duvidas isso é tão natural pois ver um filho crescer não é tarefa f à cil...sou pai de duas mulheres 28 e 21 hoje independentes nas suas vidas mas desde o principio que a minha ex mulher me ensinou que ser pai não era somente trazer o sustento para a casa e ainda me lembro aquela banheira cheia de fraldas tipo puré e ter de as lavar ,ainda me lembro como se mudava uma fralda ,como adormecia com elas sobre o meu peito a chuchar o dedo e agarradas à minha orelha...o dar de comer os primeiros passos a escola acredita só não lhes dei o peito porque Deus não me preparou para isso...hoje acredita que tanto eu como a mãe temos uma relação muito profunda ao ponto de quando estamos juntos parecer-mos mais um bando de doidos que páis e filhos... que seca tou a dar...Amiga só te posso dizer isto... podes rir...nunca procuramos em livros nem naquelas pessoas que diziam saber isto e aquilo ,sempre foi o nosso instinto o nosso Amor o nosso querer que nos ajudou a criar aqueles diabretes...e que Deus te dê força para conseguires tu também pois pelo que li só tens de escutar o teu Coração e guiar-te pelo teu instinto. Beijinhos do Rui


Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Dezembro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
22
23
24
26

27
28
29
30
31


posts recentes

A Pensar em si

Bendito serás

Feminino Singular

Todos devemos ajudar

Ainda há milagres

Podia

Acordo ortográfico

Gostei de ver e ouvir

Intimidade ou higiéne?

É bonito

Sem título

Agitação social

Desde que

Preciso

A Estupefacta sou eu

Não consigo preparar-me

Como uma mulher pode alte...

Excelente ideia e melhor ...

Genes cor de rosa

E assim se tapa o Sol

arquivos
tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds